Blog

3 de abril Publicado em "Destino" Por "Dupla Comunicação"

10 dicas de passeios em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas oferece passeios radicais, mergulhos, música boa, gastronomia e muita cultura

Porto de Galinhas é um destino surpreendente para todas as idades. Distante 50 km da capital pernambucana, Recife, o local foi eleito por dez anos consecutivos o melhor destino de praia do Brasil pela revista “Viagem e Turismo”. À primeira vista, já dá para entender o motivo da região ser tantas vezes escolhida.

Além de guardar diversas belezas naturais, a área oferece muitos passeios animados para fazer por estas bandas do território pernambucano. Separamos, aqui, 10 dicas de passeios inesquecíveis. Para algumas das atividades, é necessário contratar um serviço terceirizado.

Vamos começar com o tradicional passeio de buggy, que faz tour por várias praias próximas da vila de Porto de Galinhas, como o Pontal de Maracaípe, praia de Maracaípe, piscinas naturais de Porto de Galinhas, Praia do Cupe e Muro Alto. Para quem quer aventura, essa opção é ideal. Durante o roteiro, com bastante emoção, a vista encanta turistas do mundo todo. Geralmente, a duração média é de quatro horas e em um buggy cabe até quatro pessoas.

A próxima dica da lista é uma das mais procuradas. O passeio para as piscinas naturais de Porto de Galinhas. A água mansa e cristalina forma um cenário digno de cartão-postal. Além disso, os pequenos peixes coloridos e os corais trazem mais cores e beleza para o passeio.

Passar um dia relaxante na praia de Muro Alto é uma opção que serve para toda a família. A área é formada por um paredão de areia, coqueiros e mata atlântica. A deslumbrante beleza desse trecho também é composta por mangues e piscinas naturais de águas calmas e mornas. O local, inclusive, serve de cenário para o Summerville.

Outra atividade legal é a prática de esportes. O stand up paddle é bastante procurado pelos viajantes e pode ser praticado por toda a família. As águas tranquilas da praia de Muro Alto, inclusive, oferecem o cenário perfeito para a prática. O passeio reserva lindas paisagens.

A Praia de Calhetas é outro passeio que vale muito a pena. Localizada no município de Cabo de Santo Agostinho, 37 km de Recife, no litoral sul do estado, o local esbanja belezas naturais e tranquilidade. Suas águas cristalinas e calmas ganham destaque e encantam os visitantes. A região é cercada por pedras e vegetação que caracterizam toda a praia. Existem, também, dois morros de pedra que seguem até o mar. De um lado, é possível encontrar uma pequena trilha que leva até uma linda vista de frente à praia. O outro lado transporta os visitantes para uma aventura, na qual uma tirolesa segue no alto de um pedaço do paraíso até dar de encontro com o oceano.

Curtir o pôr do sol no Pontal de Maracaípe é uma experiência sem igual. Com águas mornas e calmas, o local é conhecido por ser o encontro do rio com o mar. Empresas de turismo oferecem serviços como o passeio de jangada para conhecer os manguezais e o berçário natural do cavalo marinho, além de andar de caiaque e fazer trilhas.

Para os que adoram grandes aventuras, o mergulho com cilindro é algo que não pode faltar. Os mergulhos acontecem a pouco mais de 200 metros da costa, quando a maré está baixa e a profundidade varia de quatro a seis metros. O passeio custa em torno de R$ 100,00 por pessoa. Algumas agências já incluem fotos neste valor. Outras, no entanto, cobram à parte por este serviço. Antes do mergulho em alta profundidade, que costuma durar 30 minutos, os viajantes passam cerca de vinte minutos em adaptação em um local mais raso.

Mas a diversão em Porto de Galinhas não fica só reservada na parte do dia. À noite, o centro da vila oferece muita agitação. Há muitos restaurantes e bares, alguns, inclusive, com música ao vivo. A vila tem ruas estreitas e coloridas, atraindo turistas do Brasil e do mundo. A melhor opção é andar com calma para conferir os artesanatos produzidos pelos nativos. Tem galinha de cerâmica, bordados, redes, mantas e tantas outras opções para levar na mala.

A Feirinha de Artesanato de Porto de Galinhas, localizada na Rua Bejupira, é uma boa sugestão de passeio, também. Principalmente, para aqueles que desejam fazer algumas comprinhas para levar consigo detalhes da cultura local. O lugar fica movimentado, sobretudo, durante a parte da noite. A comercialização desses artesanatos produzidos por artesões nativos é um importante atrativo para Porto de Galinhas.

E já que você está visitando Porto de Galinhas, nada mais justo do que dá uma passada no Ateliê do Caracará. Quem chega pela região, logo encontra diversas esculturas de galinhas bem coloridas. Algumas remetendo personagens famosos e outras dando as boas-vindas. Desde a década de 90, as simpáticas galinhas tomam conta do local e são o maior símbolo da região. Por isso, o ateliê de Gilberto Carcará merece estar na lista dos passeios, já que ele é o artista responsável pelas famosas esculturas.