Palmeira Bolas Flutuantes

Gastronomia pernambucana traz consigo diversidade e cultura

VEJA ABAIXO OS DETALHES

Decoração do Slide Decoração do Slide
Gastronomia pernambucana traz consigo diversidade e cultura
Borda

A região possui pratos que se tornaram Patrimônio Imaterial de Pernambuco

A diversidade da gastronomia local é capaz de deixar qualquer pessoa com água na boca. A cozinha pernambucana pode ser considerada uma das mais ricas do Brasil. Os pratos típicos refletem a miscigenação de indígenas, africanos e europeus. Entre refeições salgadas e sobremesas, as delícias das comidas daqui, encantam e satisfazem o paladar dos turistas, que ficam com gostinho de quero mais.

Vamos dar destaque aos pratos bastante tradicionais e que são facilmente encontrados nos restaurantes de comida regional.

Carne de sol

A refeição é clássica. Não tem muito segredo no seu preparo. Além disso, não precisa de nenhum tempero a mais, apenas o sal. Após ser feita com esse tempero no sol por alguns dias, é só ser frita em uma frigideira, assada na chapa ou até churrasqueira.

O prato possui os acompanhamentos ideais. Arroz branco, feijão de corda, também conhecido como feijão verde e a famosa mistura do tomate, cebola e coentro cortadinhos e temperados com vinagre, azeite e sal, surgindo assim, a vinagrete. Não para por aí. A farofa de ovo e o queijo coalho frito não podem faltar. Concluindo, a macaxeira cozida ou frita e a manteiga de garrafa trazendo o sabor que dá o toque final. A carne de sol pode ser feita com carne de boi, porco ou de carneiro.

Macaxeira cozida

Bastante consumida pelos pernambucanos, a macaxeira cozida também tem um preparo simples. Cozida na água e sal, basta passar um pouco de manteiga por cima e pronto. É uma ótima opção para o café da manhã e jantar.

Porém, uma variação que casa muito bem com a refeição é a própria carne de sol, charque acebolada ou ovos mexidos para acompanhar.

Cozido

Outro prato adorado. Feito com a perna do boi, charque, bacon em pedaços e linguiça calabresa, é tida como uma comida pesada. O modo de preparo consiste em cozinhar a carne com todos os temperos e bastante caldo. Para temperar, é interessante utilizar bastante cebola, tomate, pimentão, alho, sal, pimenta do reino e coentro.

A mistura é servida com pirão, que é feito através do caldo peneirado e engrossado com farinha de mandioca. As verduras cozidas junto com as carnes absorvem todo o sabor. O clássico arroz branco é uma boa pedida para acompanhamento. Outra dica é espremer um pouco de limão no pirão.

Partindo para os doces, a gastronomia pernambucana, igualmente, não fica para trás. Vamos citar sobremesas tão saborosas e populares, que conquistaram o status de Patrimônio Imaterial de Pernambuco.

Bolo de rolo

Partindo para os doces, a gastronomia pernambucana, igualmente, não fica para trás. Vamos citar sobremesas tão saborosas e populares, que conquistaram o status de Patrimônio Imaterial de Pernambuco, começando, é claro, pelo famoso bolo de rolo.

Não é para menos que a sobremesa é a queridinha dos pernambucanos. O bolo de rolo é uma delícia e seu sabor chama atenção dos turistas, que sempre chegam nas nossas terras em busca dessa maravilha.

O bolo tem uma massa extremamente fina e não leva cobertura, apenas recheio de goiabada e açúcar por cima.

Bolo Souza Leão

Este, não leva trigo, pois essa farinha é substituída por massa de mandioca. Em seguida, manteiga, ovos e leite de coco são adicionados à receita. O nome do quitute vem da família pernambucana que leva o mesmo sobrenome. Com raízes nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Moreno, a história conta que os parentes são os criadores da receita que existe desde o século XIX.

Não possui uma textura de bolo seco, lembra um pudim mais consistente, por esse motivo, as pessoas encontram um pouco de dificuldade em acertar fazê-lo.

Cartola

Tão simples e uma das mais tradicionais sobremesas pernambucanas. O doce é feito com queijo de manteiga, banana frita, açúcar e canela. A mistura dos sabores é perfeita.

O açúcar é misturado com a canela. Após cortar as bananas, o queijo também deve ser fatiado. Depois, os ingredientes são fritos. É importante não fritar muito as bananas para elas não desmancharem. As fatias de queijo são servidas por cima das bananas e cobertas com o açúcar e canela. A sobremesa deve ser servida ainda quente.

Dizem que a cartola vem da mistura dos ingredientes que eram fáceis de se encontrar nos engenhos da região somados às culturas africanas e indígenas.

Visitando Pernambuco, procure experimentar as comidas típicas citadas e todas as outras existentes. São bastante saborosas e preparadas com uma pitada de carinho e história do nosso Estado.

Palmeira Bolas Flutuantes
Veja abaixo

Alguns Depoimentos

Hotel maravilhoso em todos os aspectos, limpeza, funcionários educados, amamos tudo e minha familia adorou a equipe de recreação. Do circo sempre com uma atividade diferente para as crianças e para nos adolescentes, a praia na frente do hotel...

Livia D

A hospedagem no hotel com minha família foi maravilhosa. Ótima estrutura de lazer, com destaque para as piscinas e “clubinho” infantil. Os monitores do Clubinho são muito atenciosos e divertidos. Além do tratamento individual que dão aos...

RejaneGQ

Não conhecíamos o Resort Summerville, temos que dizer que nunca fomos tão bem recebidos. Quer por funcionários exemplares, por comidas 5 estrelas e pela lhaneza dos que nos atenderam. Impecável, diga-se a limpeza. O protocolo sanitário. Espero...

Rosário M

Muito bom em todos os aspectos. Acomodação, limpeza, cordialidade e pontualidade dos restaurantes, com cardápio variado em todas as refeições. Os quartos são bem espaçosos e são limpos diariamente. Se algum equipamento tiver defeito são...

Jorge Oliveira

Estive recentemente no Resort e fiquei impressionado com a experiência proporcionada. Tudo muito bem pensado e preparado para prover uma estadia de primeira! Toda equipe muito bem instruída no trato com os hóspedes e todos serviços funcionando...

hhavinco

Resort maravilho, vim em família e todos amamos, jantamos no Quebramar, o jantar degustação foi sensacional, quarto perfeito, atendimento 1000% em todos setores, minha filha tem 6 anos e ficou encantada com tudo da recreação todos com muito...

José de Anchieta

Ótimo atendimento. Excelente comida. Recreação infantil muito. Nossas filhas participaram todos os dias. Piscinas muito boas. Toboágua. Ponto de apoio na praia. Bons apartamentos. Ótima academia. Atenção especial do Edvan da recepção. Tia...

564marialuizaa

Muito bom hotel, os colaboradores são muito atenciosos se colocando à disposição para poder ajudar. Meu quarto já estava totalmente pronto inclusive com berço para minha filha, não precisei nem pedir nada. Ótima equipe de entretenimento para...

Sabra05
Decoração do Título Decoração da Sessão Decoração da Sessão Entretenimento