Blog

21 de May Publicado em "Destino" Por "Dupla Comunicação "

Ilha de Santo Aleixo: paraíso pernambucano próximo à praia de Porto de Galinhas

O local chama atenção por sua tranquilidade e preservação

Localizada exatamente entre as famosas praias de Porto de Galinhas, em Ipojuca, e dos Carneiros, em Tamandaré, a Ilha de Santo Aleixo, situada em Sirinhaém, é um pedacinho do paraíso. Águas mornas, calmas e cristalinas no tom azul, areia branca e coqueiros. Essa é a visão de quem decide explorar o local tranquilo, que fica somente meia hora dos dois primeiros destinos citados.

A ilha fica localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, criada em 1997 com o intuito de conservar o ecossistema e o desenvolvimento sustentável da localidade. Por esse motivo, inclusive, o acesso é limitado a 80 pessoas por dia, que podem aproveitar a região cerca de três horas.

Santo Aleixo é uma propriedade privada e faz parte do município de Sirinhaém que, junto com os gestores da APA, atua no ordenamento e preservação do lugar. Devido toda essa proteção, não existem hotéis, pousadas ou restaurantes na região. Além disso, são proibidas as construções de quiosques fixos.

O lugar paradisíaco abriga três praias com diferentes características. O meio, é onde ficam as lanchas. A água é morna e mansa. No lado direito, existe uma praia com o formato de uma ferradura, por isso, o lugar ganhou o nome do objeto. Lá, é possível avistar belos corais, onde se formam piscinas naturais quando a maré está baixa. No lado oposto, é onde ficam as rochas. Nessa parte, requer mais atenção, pois o mar é mais agitado, além de frio. O legal é que dá para praticar algumas atividades nas três áreas, tais como caiaque e snorkeling.

A rara Ilha de Santo Aleixo chama atenção de turistas por ser tão bela e oferecer uma tranquilidade sem igual. Muitos que vão visitar a Ilha ficam hospedados em Porto de Galinhas, um dos principais destinos do litoral nordestino, que oferece toda estrutura para turistas do Brasil e do mundo.