Blog

5 de maro Publicado em "Destino"

Pernambuco e paisagens naturais

O estado chama atenção de turistas nacionais e internacionais por oferecer diversas opções de praias com águas claras e tranquilas e com opções de diversão  

Quando se trata de praias brasileiras, Pernambuco é um estado que merece e ganha destaque. O litoral sul dessa área abriga verdadeiros encantos. O destino é um roteiro incrível para quem busca cultura, lugares paradisíacos, mas também diversão e animação.

A Praia da Vila de Porto de Galinhas, em Ipojuca, é bastante procurada, principalmente, no verão. O local é onde funciona o ponto de partida para os famosos passeios de jangadas, que conduzem os visitantes até as belas piscinas naturais com águas claras e ideais para um mergulho. A área também é conhecida pela gastronomia local, que atrai os viajantes através dos sabores e cores dos pratos preparados à base de peixes e frutos do mar. As opções de restaurantes satisfazem o paladar dos turistas. Noites animadas e artesanatos não ficam de fora em Porto de Galinhas. As lembranças oficiais são as galinhas coloridas, mas a produção do local também conta com redes, mantas, bordados, entre outros produtos. Tudo, praticamente, feito pelas mãos criativas dos nativos.

A Praia de Calhetas não conquistou fama apenas em Pernambuco, mas em todo o Brasil. Localizada no município de Cabo de Santo Agostinho, 37 km de Recife, no litoral sul do estado, o local esbanja belezas naturais e tranquilidade. Suas águas cristalinas e calmas ganham destaque e encantam os visitantes. Mas, o mar não é a única beleza existente. A região é cercada por pedras e vegetação que caracterizam toda a praia. Existem, também, dois morros de pedra que seguem até o mar. De um lado, é possível encontrar uma pequena trilha que leva até uma linda vista de frente à praia. O outro lado transporta os visitantes para uma aventura, na qual uma tirolesa segue no alto de um pedaço do paraíso até dar de encontro com o oceano.

Partindo para um outro belo destino, a Praia de Carneiros fica em Tamandaré, município do litoral sul do estado de Pernambuco. A área concentra praticamente todos os atributos de uma praia digna de cartão-postal. São coqueirais, areia clara, mar transparente e piscinas naturais repletas de pequenos peixes coloridos. Completando o cenário paradisíaco, há uma igrejinha do século 18 em plena areia, que atrai muitos turistas para a região. No local ocorrem cerimônias de casamento e batizado. Além disso, a praia abriga uma longa barreira de corais, que divide o mar dos rios Formoso e Ariquindá que, quando desaguam, formam um mangue em pleno oceano.

O Pontal de Maracaípe, igualmente, é um belo destino. Com águas mornas e calmas, o local é conhecido por ser o encontro do rio com o mar. Empresas de turismo oferecem serviços como o passeio de jangada para conhecer os manguezais e o berçário natural do cavalo marinho, além de andar de caiaque e fazer trilhas. São diversas atividades indicadas, que ficam ainda mais legais quando feitas ao pôr do sol, considerado o ponto alto do local.

Eleita diversas vezes a praia mais bonita do Brasil, a Baía dos Porcos é cartão-postal da Ilha de Fernando de Noronha e oferece aos viajantes o privilégio de mergulhar aos pés do Morro Dois Irmãos. Para chegar a esse paraíso é necessário um pouco de disposição. O acesso é através da praia Cacimba do Padre, em uma caminhada de 15 minutos por areia e trecho de pedras. Porém, o esforço é totalmente recompensado pela natureza. O cenário é incrível, repleto de pedras vulcânicas e mar cristalino com várias tonalidades de verde. Uma boa dica para quem pretende visitar esse paraíso é o uso do snorkel. A beleza da região é mais explorada quando o turista tem a experiência de um mergulho livre, podendo nadar ao lado de tartarugas marinhas, arraias, peixes coloridos e os mais diversos corais.

Recife: capital banhada pelo mar

A cidade recebeu esse nome devido à barreira de recifes de corais que cerca a região. Boa Viagem é a praia urbana mais famosa da região. Apesar de em alguns trechos o banho de mar não ser indicado, devido aos possíveis ataques de tubarão, o local tem diversas outras atividades interessantes, oferecendo quadras de tênis e basquete, além de pista de skate e parques infantis.

O litoral de Jaboatão dos Guararapes, munícipio de Pernambuco, é rodeado de praias calmas, se tornando um dos pontos turísticos apreciados. A orla marítima da região é onde fica localizada a praia de Candeias, por exemplo. No local, é possível desfrutar de uma deliciosa gastronomia regional através dos diversos bares e restaurantes encontrados na própria orla.