Blog

26 de julho Publicado em "Destino"

Porto de Galinhas no ranking dos 10 destinos mais procurados pelos brasileiros!

O levantamento, do Ministério de Turismo, contou com a participação de mais de duas mil agências de turismo do país. Os dados também mostram que quase metade dos viajantes preferem conhecer locais com sol e praia

Porto de Galinhas mais uma vez mostrou sua força no turismo brasileiro. Uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério de Turismo, divulgada nesta semana, revelou que o balneário está entre os 10 destinos brasileiros mais procurados para viagens nos meses de junho e julho. O levantamento contou com a participação de mais de duas mil agências de todo país. Dados da pesquisa também mostram que 49% dos viajantes preferem conhecer destinos com sol e praia.

A lista também traz outros destinos, como Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Campos do Jordão (SP). Na composição do público, os casais com filhos correspondem ao maior número (37%) dos viajantes que utilizam agências de viagens, seguidos dos casais, com 22%, e viagens em família, com 21%. Destinos culturais e com títulos de patrimônio histórico ficam com o segundo lugar (16%), enquanto viagens a trabalho (10%) e por ecoturismo (9%) ocupam a terceira e quarta posições.

Distante 60 km da capital pernambucana, Porto de Galinhas tem motivos de sobra para ser visitada durante todo ano. As fotos do local, sempre com águas verdes entre as piscinas naturais, arrancam suspiros dos viajantes. Suas águas mornas, com temperaturas agradáveis durante todo ano, são um verdadeiro convite para crianças, adultos e idosos.

O melhor de Porto de Galinhas é que a beleza do local não está só nas praias. Os turistas podem conhecer a barreira de corais, se divertir nas famosas piscinas naturais, andar de jangada ou bugues, observar os cavalos-marinhos pelo Rio Maracaípe, além de passear pelo animado centrinho da cidade, que reúne diversas lojas e opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos.

A vila, que ferve no verão, com ruas estreitas e coloridas, tem uma pegada encantadora, e por isso atrai turistas do Brasil e do mundo durante todo ano. No centro da vila, a melhor opção é andar a pé para conferir com calma o artesanato produzido pelos nativos. Tem galinha de cerâmica, bordados, redes, mantas e tantas outras opções para levar na mala.

As praias de Muro Alto, Pontal do Cupe e Maracaípe, além da praia que dá nome a vila – Porto de Galinhas – são as mais visitadas na região. Na hora de descansar, opção é o que não falta. Porto de Galinhas têm diversas opções de resorts, hoteis e pousadas para toda família, afinal, contam com infraestrutura completa para que todos possam aproveitar a viagem da melhor forma possível.

Para quem gosta de animais, a pedida é visitar a ONG EcoAssociados, onde existe um museu de tartarugas didático, que é possível saber todas as informações sobre a preservação dos animais, quando ocorre a reprodução e as ações do projeto. No Instagram da ONG (@ecoassociados) os voluntários divulgam os dias, horários e locais dos nascimentos das tartarugas para que o público possa participar deste momento ímpar. A ONG funciona todos os dias da semana, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Rua Caraúnas, s/n, Praça 04 – Porto de Galinhas. A entrada custa R$ 5. Crianças até cinco anos não pagam.

Outro passeio imperdível para os apaixonados por animais e para os pequenos é conhecer o Projeto Hippocampus, que funciona todos os dias na Rua da Esperança, bem no centro da vila, das 9h às 12h5o e das 14h30 às 16h50. A iniciativa é um verdadeiro laboratório de preservação do cavalo-marinho, devido à forte ameaça de extinção da espécie, onde os animais são mantidos no instituto e seus filhotes são conduzidos à natureza para reprodução. A entrada no local custa R$ 16. Crianças até 1,20m e adultos acima de 60 anos não pagam.

Outro ponto forte no local é a gastronomia. O que não falta no local são opções para todos os paladares. Frutos do mar e comida regional são os mais pedidos nos restaurantes. Quem quiser experimentar uma deliciosa macaxeira gratinada, com os mais diversos recheios, precisa conhecer o Barcaxeira; Já quem não abre mão de frutos do mar, o restaurante Beijupirá é parada obrigatória, assim como o Peixe na Telha, o Itaoca, o João Restaurante e o Pescaria. Quem é apaixonado por carnes e vinhos precisa conhecer o Domingos Restaurante, que serve carnes raras, como pato e perdiz. Também há opções mais leves, como a La Crêperia, que traz em seu cardápio crepes, sopas e saladas, todos preparados com ingredientes artesanais.

PESQUISA// A Pesquisa de Sondagem Empresarial das Agências e Organização de Viagens está em sua primeira edição e será realizada semestralmente pelo Ministério do Turismo. O estudo é uma expansão da sondagem já realizada com o setor hoteleiro e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.

 

Por: Porto de Galinhas Conventions & Visitors Bureau