Blog

11 de December Publicado em "Destino" Por "Dupla Comunicação"

Originalidade e beleza dos artesanatos em Porto de Galinhas são atrativos para turistas de todo o mundo

Para quem visita Porto de Galinhas, um aspecto é certo, o destino é realmente surpreendente para viajantes de todo o mundo. Cerca de uma hora da capital pernambucana, a região guarda as mais belas e famosas praias. O balneário impressiona turistas brasileiros e estrangeiros com seu visual paradisíaco. Mas, o litoral nordestino também chama atenção com seus artesanatos característicos.

Quem chega na área, logo se depara com simpáticas galinhas de todos os tipos, cores, tamanhos e texturas diferentes, em exposição nas vitrines, ruas e estabelecimentos comerciais da região. Antigamente, a região era chamada de Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Quando os escravos contrabandeados chegavam para serem vendidos, eles vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pelo código “tem galinha nova no porto”. Por esse motivo, Porto Rico passou a ser conhecido como Porto das Galinhas. E foi daí que o nome foi adaptado para Porto de Galinhas.

O animal, que representa o território, aparece nos mais diversos materiais. As mãos habilidosas utilizam da cerâmica, madeira, do barro, tecido, biscuit e entre outras matérias-primas para eternizar a cultura e o símbolo. Escamas de peixe são transformadas em lustres. Sementes e conchas ajudam na criação de lindos colares, brincos e pulseiras. A produção local conta, igualmente, com redes, mantas, além de bordados. A criatividade e originalidade são traços fortes.

A Feirinha de Artesanato de Porto de Galinhas, localizada na Rua Bejupira, é uma boa sugestão de passeio. Principalmente, para aqueles que desejam fazer algumas comprinhas para levar consigo detalhes da cultura local, elaborados através da inspiração de um artista. O lugar fica movimentado, sobretudo, durante a parte da noite. Turistas e moradores curtem andar pelas ruas coloridas da vila observando detalhes que encantam os olhos. A comercialização desses artesanatos produzidos por artesões nativos é um importante atrativo para Porto de Galinhas.